3 de mai. de 2011

Quem viaja comigo tem que...


Hoje vou começar uma série relacionada a viagens: "Quem viaja comigo tem que...", que vai falar um pouco das coisas inusitadas que as pobres vítimas que viajam comigo têm que passar. Então, lá vai:

1 - Pegar ônibus

Não sei dirigir, não gosto de dirigir. Então exceto se eu viajo com alguém que saiba dirigir, normalmente dependo do transporte público para ir aos lugares. Também odeio excursão, pacotes, andar em grupos de pessoas que eu não conheço, seguir guias, etc. A coisa que eu mais prezo em uma viagem é ter independência.

Horários de ônibus em Mykonos
No ano passado, por exemplo, fiquei preocupado quando fomos para as ilhas gregas. Em vários sites eu li que o transporte público era ruim, que os ônibus eram escassos e que o melhor mesmo era alugar uma motoneta. Portanto, quase desisti de ir para lá por causa desse empecilho. Mas afinal fomos e no final das contas deu tudo certo, pois tinham ônibus para vários destinos e com horários regulares. Até tinham horários fixados e, por incrível que pareça, eles eram rigorasamente seguidos. Então, nada como poder ir até as praias de Mykonos em um maravilhoso ônibus coletivo.

Mês passado, foi a vez de Fortaleza. Foi um parto conseguir descobrir como chegar nas praias mais distantes de Fortaleza de transporte coletivo. Em certo dia, por exemplo, fui até o posto de informações turísticas e perguntei como chegar ao Beach Park de ônibus (o parque fica a cerca de 30 minutos de Fortaleza). A moça olhou para mim com uma cara assustada (de quem pensa, afinal, se a pessoa vai pagar 100 reais para entrar no Beach Park, porque quer ir de ônibus?) e disse que eu poderia ir de van por uma empresa e pagar 25 reais. Eu perguntei se era assim que as pessoas que moram em Fortaleza e trabalham lá vão. Ela me olhou com uma cara ainda mais surpresa e disse que era a melhor opção.

Turistas nos passeios em Morro Branco,
corremos pelo labirinto de falésias enquanto tirávamos
fotos de qualquer jeito,
tudo  para conseguir seguir o guia
Em outra ocasião, fomos de van para Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Apesar de caro, devo admitir que o trajeto foi acompanhado de um guia que deu várias informações importantes sobre a região, até fez várias piadinhas divertidas sobre os cearenses e conseguimos visitar três praias distantes no mesmo dia, coisa que de ônibus (em particular no Ceará) seria quase inviável. Por outro lado, tivemos que esperar as pessoas da van pararem para tirar dinheiro em caixa eletrônico, ou comprarem remédios, ou comprarem sorvete enquanto todas as outras pessoas aguardavam dentro da van, ou outras necessidades que não eram as nossas, e ainda que tivemos que seguir os horários do passeio, visitar lugares sob uma pressão constante para que fossemos mais rápido ou ainda parar em pontos turísticos dispensáveis, como um comércio de rapaduras. Portanto, nada como fazer o que você quer, a hora que você quer e no lugar que você quer, ainda que seja de ônibus.


12 comentários:

  1. Gostei... acho que quem viaja comigo passa por alguns infortúnios também!

    ResponderExcluir
  2. Oi, André. Bobagem, você parece ser bem tranquilo. Eu, por exemplo, pareço mas não sou!!! rs.

    ResponderExcluir
  3. Ai que medo... e eu vou viajar logo no mês que vem... hahahaa

    ResponderExcluir
  4. Ué, não vamos pegar ônibus juntos no Litoral Norte??? Não fuja, hein? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. A gente aluga um taxi e contrata um motorista, bobo. Ultraviptopclass.

    ResponderExcluir
  6. Cruzes. De chofer??? Só se for de limusine.

    ResponderExcluir
  7. Ah eu tbm sou assim, não curto ter que seguir alguém pq o legal de conhecer é ter a liberdade de conhecer né? Na França sofri pra caramba pq não sabia falar frances e estava sozinha... mas no final foi uma experiência de aprendizado que levo pra sempre! o/

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, Mimi. Nada como levar a si mesmo pelos lugares, né? Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Fabio, estou em Forteleza e tenho a mesma dúvida. Como chegar no Beach Park de ônibus?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na avenida Washington Soares tem um ponto onde tem ônibus indo para o Beach park todos os dias... Este ponto fica em frente ao Fogão de lenha (super conhecido aqui em Fortal) próximo ao Habibis que fica depois do Shopping Via sul (é só pegar qualquer ônibus que vai pela Washington e pedir para ficar próximo ao fogão de lenha, a parada é lá em frente)... Espero ter ajudado!

      Excluir